top of page
  • Foto do escritorAndressa Venturini

3 coisas que aprendi com a AC.

Hoje resolvi escrever sobre três coisas que aprendi com a Análise do Comportamento, e compartilhar com vocês.


Primeiro: o comportamento é modificado em função de suas consequências.

Você sabe, eu sei, nós sabemos, tudo o que fazemos tem consequência. Pois bem, o que aprendi com a ciência do comportamento foi que as nossas ações são selecionadas pelas consequências. São os efeitos das consequências que nos moldam, essas consequências influenciam nossos pensamentos, nossos sentimentos e decisões futuras.

O modo como eu e você nos comportamos hoje, foi selecionado ao longo da nossa existência, em interação com as pessoas e lugares que vivemos.


Segundo: nós somos o que fazemos.

As nossas ações falam mais por nós, do que aquilo que dizemos. Imagine, ou lembre, de uma pessoa que faz discursos (políticos, religiosos, professores, etc). Você já identificou alguma incongruência entre o que aquela pessoa diz, e aquilo que ela faz?

A marca que deixamos no mundo pode até ser um discurso ou uma palavra bonita. Mas de nada valem sem nossa atitude. O comportamento revela quem a pessoa é.


Terceiro: sentir e pensar também é uma forma de se comportar, de forma privada.

Parece estranho, mas a separação sentimento, pensamento, comportamento ocorre apenas de forma didática na análise do comportamento. Para essa ciência tudo é comportamento, e toda ação do organismo é compreendida através da seleção pelas consequências.

O que diferencia os sentimentos e pensamentos é que eles são considerados privados. São comportamentos que só podem ser conhecidos através da fala. Desenvolva a habilidade de se expressar com clareza e você será mais facilmente compreendido, pelos outros e por você mesmo.


Em resumo: todos se comportam, e os comportamentos existem por uma razão. Procure as consequências e você terá uma pista do "porque" e "para que". Compreender o que sente e expressar isso de forma racional é uma capacidade única e exclusiva dos seres humanos, por isso, não menospreze a comunicação.






bottom of page